Connectivity Mobilidade

A transformação digital no mundo dos negócios tem repercussões também na força de trabalho. Equipes multidisciplinares e estruturas matriciais são encontradas em todas as organizações modernas. O uso de dispositivos pessoais no escritório (BYOD) é um benefício indiscutível, tanto em termos de produtividade quanto em satisfação do funcionário. A possibilidade do trabalho remoto, o home office, diminui a necessidade de deslocamento, o que é um grande benefício, especialmente nas grandes cidades.

 

Todos estes vetores convergem para um ponto comum: a mobilidade. A possibilidade de produzir a partir do hotel, do aeroporto, de casa ou da sala de espera do cliente é do interesse tanto da empresa, quanto do funcionário. Da mesma forma, a mobilidade interna no escritório melhora a dinâmica de trabalho, aumenta o conforto e reduz custos com a infraestrutura.

 

Por outro lado, a eliminação do perímetro de rede altera drasticamente a forma como deve ser encarada a segurança da informação. Um projeto adequado de mobilidade, seja interna (wi-fi) ou externa (acesso seguro através de VPN) deve sempre ter esse aspecto como preocupação central.