Connectivity Performance de Aplicação (redes e ADC)

As aplicações são o coração das empresas modernas. Praticamente todos os processos, em todas empresas, dependem de algum tipo de software. Por isso, a performance das aplicações está diretamente relacionada com a produtividade geral da companhia.

 

Um segundo a mais no tempo de resposta das telas de uma aplicação, acumulados no tempo, podem representar horas, dias ou até mesmo semanas-homem de improdutividade ao longo de um ano.

 

Agora observe o copo meio cheio: pense no ganho de produtividade se você puder melhorar o desempenho de todas as aplicações que rodam na sua empresa.

 

Mas qual a forma mais eficiente de fazer isso? Cada aplicação roda num servidor separado, cada uma usa uma plataforma diferente, cada uma tem sua necessidade própria de recursos.

 

Entretanto, existe um ponto comum a todas elas: a infraestrutura de rede. Qualquer alteração na rede, positiva ou negativa, impacta todos os sistemas simultaneamente. Não importa se a sua aplicação roda na nuvem ou em Datacenter próprio, ela sempre vai depender de alguma parte da infraestrutura de rede que está sob seu controle.

 

Arquitetura de redes é uma ciência complexa e que atualmente é até um pouco menosprezada, mas que nunca foi tão importante. Com sistemas cada vez mais complexos, o impacto de um projeto de rede mal desenhado é cada vez maior e mais difícil de diagnosticar. A qualidade do projeto aparece nos tempos de latência, jitter (variação da latência), tempos de convergência e melhor aproveitamento dos recursos.

 

Mesmo em redes já existentes, intervenções pontuais podem repercutir fortemente na experiência do usuário.