Cybersecurity Segurança no acesso a Cloud (CASB)

O uso de aplicações na nuvem (SaaS) traz uma série de benefícios, como simplicidade operacional, acesso a partir de qualquer lugar e dispositivo, agilidade na contratação e na implantação e custo variando de acordo com a demanda.

Entretanto, traz também uma série de desafios para os times de segurança e governança. As organizações com equipes mais maduras já têm essa preocupação – mesmo que ainda não tenham encontrado a solução adequada -, mas a maioria ainda não acordou para estes novos riscos. As ferramentas e processos tradicionais de Governança, Visibilidade, Segurança de Dados e Proteção contra Ameaças não vão alcançar as aplicações consumidas no formato SaaS.

Para lidar com a ausência e com a falta de uniformidade nos recursos de Segurança e Governança, surgiram diversas ferramentas especializadas, batizadas de CASB, sigla para Cloud Access Security Broker ou, numa tradução livre, Agente de Segurança para o Acesso à Nuvem.

O CASB atua como um gateway de acesso aos serviços SaaS, permitindo a aplicação de políticas centralizadas de segurança e controle, restringindo o vazamento de dados e provendo visibilidade. Descobre e avalia o risco de aplicativos de nuvem não autorizados e controla os autorizados, como Office 365, Google Suite, Salesforce, Box, Dropbox e outros.

Benefícios:

  • > Proporciona controle sobre o ativo mais importante de uma empresa: seus dados.
  • > Fornece indicadores para a otimização dos recursos de acordo com a real necessidade dos usuários.
  • > Minimiza os riscos de vazamento de dados, proposital ou acidental.