Multicloud SDN

A rigidez das arquiteturas de rede tradicionais é incompatível com o dinamismo e agilidades exigidos por uma estrutura de cloud funcional. A necessidade de alterações de topologia na mesma velocidade em que máquinas virtuais são criadas, destruídas ou movimentadas só é atendida levando-se o mesmo conceito de virtualização para as camadas de infraestrutura.

SDN, sigla para Software Defined Network (Rede Definida por Software) é exatamente isso: o desacoplamento do plano de controle (software) do plano de encaminhamento (hardware especializado), obtendo, com isso, agilidade e flexibilidade adequadas para suportar uma estrutura de cloud, seja ela privada ou híbrida.

Embora a operação de uma rede SDN seja extremamente simples, a escolha da melhor solução, o desenho do projeto e sua implantação são temas de alta complexidade, o que aumenta exponencialmente quando há a necessidade de integração com estruturas legadas e/ou clouds públicas.

Estes projetos demandam amplo conhecimento técnico em dois mundos muito distintos – orquestradores de cloud e arquitetura de redes –  e portanto muito difíceis de se encontrar nos times internos das empresas, ou mesmo no mercado.